A “generacidade” do 3D&T.

Depois de muito tempo sem postar por aqui (foi mal, é que to meio ocupado ultimamente), eu venho aqui com mais um dos meus posts curtos e quase que de ultima hora (tava pensando nesse post a 2 semanas!), o quão genérico o sistema brasileiro mais jogado no brasil (3D&T) consegue ser? Essa é uma questão que me consome desde que eu li pela primeira vez o Defensores de Tóquio 3ª Edição e vi as palavras “RPG genérico” nele. A primeira coisa que se tem que fazer numa hora dessas é explicar o que é um RPG genérico.

O Conceito: O conceito de RPG genérico é: um RPG que pode ser usado para jogar qualquer estilo de jogo.

Voltando ao assunto: A segunda coisa a se fazer é verificar uma coisa, nenhum sistema é 100 genérico sem modificações em suas regras, vamos pegar como exemplo o sistema mais genérico de que se tem noticia ( e não adianta se falar o contrario) o GURPS, um maravilhosos sistema (meu 3º preferido) que, em teoria, você pode usar para jogar qualquer tipo de jogo, o seu samurai do japão feudal pode lutar lado a lado com o seu cowboy do velho oeste contra aquele robô ultra moderno de um futuro longe, mas mesmo ele tem uma falha, não consegue lidar com números grandes, que tal colocar dois espadachins com NH 60 em espadas, dificilmente um ia acerta um golpe no outro (uma vez que aparar é igual a NH da arma utilizada/3), sendo assim é preciso modificar um pouco a mecânica das regras do GURPS para pode sustentar números altos. O 3D&T também não é completamente genérico, eu prefiro denomina-lo como semi-genérico, pois ele é genérico mas apenas para cenários super poderosos, para jogar em cenários mais realistas e com humanos comuns é preciso um modificação nas regras, por exemplo, uma vez eu foi tentar jogar Cold Case, uma adaptação livre que tinha feito de ultima hora, mas tive que mexer no sistema de perícias, tabelas de características (diminuição de peso, principalmente), colocar regras para armas (nem tão boas assim), mas no final das contas consegui jogar legal, muito melhor do que outros sistemas que apelam para a realidade.

Minha conclusão final, o 3D&T é um otimo sistema, meu preferido, mas não é generico, não sem devidas modificaçãos, porem ele é tão simples em seu essencia que mudar qualquer coisa nas suas regras é extremamente simples, em cerca de 5 minutos se cria regras coerentes com o jogo sem alterar em quase nada a diversão do grupo.

Não sei se vocês concordam comigo (isso nem interessa pra mim), mas essa é a minha opinião.

Deixe um comentário

