Intolerância com sistemas caseiros, por que?

Olá meus caros leitores do blog Mundorpg, eu venho aqui falar de uma coisa que eu já coloquei na mesa nesse mesmo blog a algum tempo atrás, que é a intolerância que a maioria das pessoas tem com sistemas caseiros, que, segundo elas, sempre são copias de outros sistemas, mas eu queria entender o porque disso, muitas pessoas nem lêem o livro (se for virtual, muitos se quer baixam o arquivo), mas já saem atirando pedra e socando geral a torto e a direito. Isso é um fato bem intrigante, mas vamos ver se conseguimos entender essa coisa toda.

Cópia, Cópia, Cópia, Cópia…

Um dos “grandes argumentos” dos intolerantes com os sistemas caseiros é “não passam de copias de outros sistemas” (falou isso por que já ouvi essa mesma frase), eles querem algo totalmente novo e sem influencias de outros jogos, ou então é taxado como cópia. Bem, como alguns dos nossos 1d6-2 leitores assíduos devem saber, eu estou escrevendo um sistema caseiro chamado SGC, e eu já sei exatamente as criticas que ele vai receber quando for lançado, será taxado como uma copia barata de Daemon e GURPS, mesmo não sendo esse o meu objetivo, realmente não é, mas, por eu ter me inspirado nesses dois sistemas, criticas sobre isso é o que não vai faltar, acreditem. Mas aonde que quero chegar enchendo linguiça desse jeito?  Quero chegar ao ponto em eu posso dizer, NÃO EXISTE SISTEMA PURO! Sim, um sistema criado do nada simplesmente não existe, nem o D&D, me desculpem seu jogadores, mas ele foi baseado em WARGAMES, suas regras foram feitas com base esses jogos, o Gygax e o Arneson não olharam para uma folha em branco e começaram a escrever regras malucas que apareciam nas suas cabeças, eles usaram a sua experiência com wargames para começar a escrever as regras e basear todo o jogo nelas. Sendo assim, aquelas mesmas pessoas que defendem que todo sistema caseiro é cópia de outro estou defendendo, mesmo que inconscientemente, que o seu sistema de RPG favorito também não passa de uma mera copia de outro sistema. E então, ainda pensam do mesmo jeito?

“Parece que não há problema com arquivos .PDF, o problema é quando o arquivo só existe em .PDF”

Esse frase veio de um leitor a alguns meses atrás, dada em um comentário dele aqui no blog sobre um post que tratava quase desse assunto, a frase não deve está exatamente igual, mas chega perto o bastante para merecer as aspas. Mas o que essa frase significa? Bem, no meu ponto de vista, ela é aplicada a sistema caseiros que rodam pela internet nos famigerados arquivos .PDF, mas que muita gente resiste em baixar por que “é um sistema novo, um sistema que não foi lançado por uma editora séria” ou coisas assim, mas alguém já hesitou em baixar aquele livro dos monstros do D&D 3.5? Não vou ser hipócrita (e espero que o pessoal que comentarem essa joça também não sejam), sim eu já baixei livro de RPG pirateado na internet, meu computador é cheio deles, 3d&t, GURPS, D&D, Daemon… Mas quero que atire a primeira pedra quem nunca fez o mesmo que eu, então isso me deixa com uma duvida, quer dizer que o problema com sistemas é apenas quando eles só existem em .PDF?

Considerações finais.

Talvez tenha sido um texto um pouco confuso, minhas opiniões sobre RPG geralmente são, mas eu ainda acho que deveria acabar esse preconceito maldito com sistemas caseiros, muitos sistemas caseiros superam alguns sistemas das grandes editoras, muito são bem melhores para seus gêneros específicos, me diga um jogo melhor que WUSHU para artistas marciais, algum? Bem, o que eu quero dizer é, você não precisa amar  todo e qualquer sistema caseiro, mas leia e tire suas conclusões, mas antes de começar a ler limpe sua cabeça de preconceitos sobre esse tipo de sistema e leia como você ler qualquer suplemento do seu jogo favorito, veja o pontos fracos e fortes do sistema, mesmo que você nunca jogue, mesmo que você depois de ler ainda diga “não gostei”, mas se fizer o que lhe digo você dirá “não gostei disso, essa regra aqui precisa ser mudada” ou quem sabe dirá “legal, essa regra nova cai como uma luva pra minha campanha atual, é só adaptar…”. Bem, como sempre, minhas opiniões são apenas minhas, não falo por outras pessoas de nenhuma maneira, e gosto de deixar isso bem claro. Então, até a próxima (que vai demorar…).

 

5 Respostas para “Intolerância com sistemas caseiros, por que?

  1. Pois é… É dificil emplacar um sistema caseiro na sua mesa até quando você mesmo é o autor… E realmente, esse lance de não aceitar o que é “só” PDF e baixar alegremente PDFs pirateados é algo que dá nos nervos!

  2. Ótimo, finalmente alguém tocou no assunto. Achei o post bom, bom pra alertar ao pessoal que eles devem tomar uma postura educada na hora de julgar os materiais dos outros, fazendo criticas construtivas. ^^

  3. Concordo com você. Acho que todo sistema demanda um baita trabalho de criação, mesmo quando fica parecido com outro já conhecido. Daemon, por exemplo, usa um sistema de magias muito similar ao Ars Magica. Quase todos os sistemas grandes tem Atributos e Perícias, ainda que com nome diferentes, ou então Vantagens e Desvantagens. Como eu comento no meu blog, eu leio tudo, exalto aquilo que é bom e, o que eu não gosto, simplesmente crio uma house rule para melhorar. Mas criticar só pelo fato de criticar, sem criar nada que supere ou corrija as falhas, isso eu não faço.

  4. Na verdade acho que seu texto foi bem objetivo, sinto o mesmo que você, pois também estou para lançar um sistema próprio. Realmente ha muita intolerância com RPGs caseiros, entretanto, concordo com o que um dos leitores disse “Parece que não há problema com arquivos.PDF, o problema é quando o arquivo só existe em .PDF” mas acho que não é pelo mesmo motivo, veja bem, para um sistema dar certo não é só escrever um livro em .PDF e jogar na rede. As grandes editoras fazem sucesso porque há um acompanhamento dos títulos, com novos suplementos, fórums, etc. Também tende haver mais empenho por parte dos escritores amadores, do que adianta criar um sistema de regras completo, jogar em um site de Downloads e esperar pra ver no que dá? Talvez muitos fiquem chateados com minhas palavras, mas a verdade é que não é fácil para ninguém, ninguém mesmo, criar um sistema de grande sucesso, ele tem que ser realmente chamativo e mesmo cheios de qualidades precisarão de propagandas, isso ajuda muito. No fim todos sofrem preconceito, até mesmo D&D com seu 4ºED, muita gente ta fazendo birra quanto a esse sistema e esquecem que por trás das belas capas dos livros. há uma equipe inteira que depende do seu sucesso, e aqui entre nós eles tem muito mais a perder do que nós, pois fazemos por hobby e eles por que dependem disso pra viver. Por isso para todos que estão a desenvolver um sistema de regras (eu também estou nesse grupo), o mantenha com o coração batendo e lembre-se para tudo grande esforço a sempre uma grande recompensa. Sejam pacientes e tenham segurança no que fazem!

Deixe um comentário

